Fotografar com uma luz que foge do nosso controle pode parecer mais complicado do que realmente é. Por isso eu criei esse mini guia, rápido e fácil, para que você consiga botar em prática ainda hoje!
1) Ponha seu modelo próximo à uma janela
Se você vai fotografar em ambiente interno, não precisa de luz artificial. Basta posicionar o modelo próximo à uma fonte de luz natural, ou seja, janelas e portas. Você deve se atentar ao fundo para que não haja muitas distrações. O foco deve ser sempre no modelo.

2) Evite luz forte
Lembre-se que luz forte gera sombra dura e a gente quer suavidade. Nunca posicione seus modelos com a luz direta no rosto e no corpo (a menos que queira um efeito específico).
Dica extra: conheça bem o local onde você vai fotografar, isso inclui visitar o espaço em momentos diferentes do dia para ver como a luz se comporta. E se você não quer limitar teu trabalho fotografando apenas no fim da tarde, vá para o passo 3!

3) Fotografe na sombra
É possível conseguir luz suave se você for fotografar na sombra. Procure lugares arborizados e observe que não apenas o modelo tem que ficar na sombra, mas o fundo também não deve estar estourado de luz. Para isso, você deve baixar a exposição da sua câmera.

4) Deixe o sol atrás do seu modelo
Mesmo quando eu fotografo no fim da tarde, eu não coloco a luz direta no rosto. Eu sempre deixo a luz atrás ou lateralmente. Assim você consegue pegar o sol se pondo, mas também criar fotos de silhueta ou iluminar os cabelos da pessoa, sem que a luz vá diretamente no rosto.

5) Oba! Vai chover!
Não existe "tempo ruim" para fazer fotos incríveis. Você só precisa aprender como explorar condições climáticas adversas à seu favor. Se o que a gente procura é suavidade, nada melhor que um dia nublado. As nuvens filtram os raios solares, da mesma forma que fazem as árvores naquele parque que você sempre vai para fotografar às 2 da tarde. A vantagem é que quando está nublado, você tem suavidade em todo lugar e não precisa ficar procurando por pontos de sombra. É possível fotografar em lugares abertos, onde eu jamais fotografaria em um dia de sol.

Me diz aí, depois de ter lido esse post, ficou alguma dúvida? Comente aqui ou me mande um email com suas dúvidas e sugestões mykafotografia@gmail.com
#ensaiofineart #ensaiofotografico #dicasdefotografia #comousarluznatural #comofotografarcomluznatural #luznatural #aprenderfotografia