5 Dicas Ridículas de Fáceis para Fotografar com Luz Natural

Atualizado: 29 de Mai de 2019

Fotografar com uma luz que foge do nosso controle pode parecer mais complicado do que realmente é. Por isso eu criei esse mini guia, rápido e fácil, para que você consiga botar em prática ainda hoje!


1) Ponha seu modelo próximo à uma janela

Se você vai fotografar em ambiente interno, não precisa de luz artificial. Basta posicionar o modelo próximo à uma fonte de luz natural, ou seja, janelas e portas. Você deve se atentar ao fundo para que não haja muitas distrações. O foco deve ser sempre no modelo.

Não há necessidade de flash ou outros equipamentos. Basta colocar a criança brincando perto da janela e voilà! Ótimo efeito de luz e sombra!

2) Evite luz forte

Lembre-se que luz forte gera sombra dura e a gente quer suavidade. Nunca posicione seus modelos com a luz direta no rosto e no corpo (a menos que queira um efeito específico).

Dica extra: conheça bem o local onde você vai fotografar, isso inclui visitar o espaço em momentos diferentes do dia para ver como a luz se comporta. E se você não quer limitar teu trabalho fotografando apenas no fim da tarde, vá para o passo 3!

Por ter muitas árvores, eu achei que não haveria problema em fotografar lá com luz forte, já que as árvores fariam sombra. Não poderia estar mais enganada! Havia luz para todo lado. Apesar de eu gostar dessa foto, observe que o corpo da menina está com várias sombras duras.

3) Fotografe na sombra

É possível conseguir luz suave se você for fotografar na sombra. Procure lugares arborizados e observe que não apenas o modelo tem que ficar na sombra, mas o fundo também não deve estar estourado de luz. Para isso, você deve baixar a exposição da sua câmera.

Ensaio gestante feito em horário com luz intensa. Observe que ela está na sombra e apesar do fundo estar mais claro, não está estourado de luz.

4) Deixe o sol atrás do seu modelo

Mesmo quando eu fotografo no fim da tarde, eu não coloco a luz direta no rosto. Eu sempre deixo a luz atrás ou lateralmente. Assim você consegue pegar o sol se pondo, mas também criar fotos de silhueta ou iluminar os cabelos da pessoa, sem que a luz vá diretamente no rosto.


5) Oba! Vai chover!

Não existe "tempo ruim" para fazer fotos incríveis. Você só precisa aprender como explorar condições climáticas adversas à seu favor. Se o que a gente procura é suavidade, nada melhor que um dia nublado. As nuvens filtram os raios solares, da mesma forma que fazem as árvores naquele parque que você sempre vai para fotografar às 2 da tarde. A vantagem é que quando está nublado, você tem suavidade em todo lugar e não precisa ficar procurando por pontos de sombra. É possível fotografar em lugares abertos, onde eu jamais fotografaria em um dia de sol.

Essa foto foi feita após muita chuva. O local estava cheio de poças d´água que também foram aproveitadas nas fotos!

Me diz aí, depois de ter lido esse post, ficou alguma dúvida? Comente aqui ou me mande um email com suas dúvidas e sugestões mykafotografia@gmail.com


#ensaiofineart #ensaiofotografico #dicasdefotografia #comousarluznatural #comofotografarcomluznatural #luznatural #aprenderfotografia