Como Conseguir Tons Quentes Direto Da Câmera

Até pouco tempo atrás, quando eu via uma foto com um sol ao fundo, bem laranja, eu achava que tinha sido adicionado na edição. Porque é isso que a maioria faz.


E também porque não é fácil fotografar no contraluz. A câmera geralmente fica ofuscada com tanta luz entrando e é difícil achar um ângulo onde o modelo está contra a luz mas a sua lente na sombra.



Que dirá registrar o sol se pondo, sem necessidade de adicionar o tal sol na edição. Primeiro, vamos por partes. Você quer fazer uma composição assim? Pessoa no contraluz, o sol se pondo ao fundo sem deixar ofuscar a imagem?


Você terá que se posicionar na sombra (se tiver). Geralmente ficar a 45 graus da direção da luz funciona, mas isso varia muito de local pra local.


Falo por experiência. Eu sempre fico "sambando" de um lado pro outro pra encontrar a tal sombra, mas às vezes não rola. Por isso é importante conhecer de antemão a luz e o local que vai fotografar, para não ser pego de surpresa e se preparar para a sessão.


Agora vamos ao balanço de branco.

Aqui não preciso me estender muito, porque é simples mesmo. O ideal é você combinar as cores que tem na sessão (vegetação + luz do momento) com o teu balanço de branco. Por exemplo, se fotografo com o sol se pondo, a minha cor já é quente, mas preciso garantir de que irei calibrar meu equipamento corretamente para pegar esse tom, ou até mesmo, deixar ele mais quente se eu desejar. Então você pode colocar teu balanço entre 8 à 10 mil Kelvin, sendo que 10 mil a tua foto provavelmente ficará vermelha. Pronto, é isso. Mas e se estiver nublado e você quer deixar um tom mais amarelado? Bom, não terá o mesmo resultado, visto que as cores no local estarão mais frias. Você pode colocar no modo sombra, nublado ou até usar um Kelvin bem alto para compensar e dar um tom mais quente, mas não será como se estivesse fotografando com o sol se pondo no fundo, pois você simplesmente não terá essa luz. Nesse caso, eu sinceramente acho mais válido você fazer uma fotografia com tom frio, que também fica lindo! Alguns fotógrafos fazem muito isso, como o indonésio Rarindra Prakarsa. Boa parte de suas fotos têm tom azulado.


Acima, uma das fotos da sessão com o Bernardo sem edição, usando o balanço de branco mencionado.


Mas me diga, que tipo de balanço de branco você faz? Ou você deixa no automático pois não entendia até agora como fazer para conseguir aquele tom bonito?


💻 Facebook: Myka Fotografia

🖥 Instagram clique aqui

🖥 Site (ensaios), clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🖥 Lista de Espera (treinamento para fotógrafos), clique aqui⠀⠀⠀⠀

🖥 Telegram (para fotógrafos) clique aqui

🎥 YouTube (fotógrafos): clique aqui

#fineart #ensaiofineart #fotografiaartistica #fotografiarussa #ensaioinfantil #luznatural #cursodefotografia #fotografoparaná #fotografiadefamilia #curitiba #paraná #cursoonline