Como Criei Um Estúdio Na Sala De Casa Usando Um Pedaço de Pano e Duas Luminárias!

Eu sigo algumas fotógrafas gringas que têm um trabalho maravilhoso de estúdio. Foi me inspirando em uma delas que resolvi criar algo diferente.


A missão era fotografar a Isabela. Uma menina de 4 anos com microencefalia e paralisia cerebral. Ela senta somente com apoio e não responde bem à comandos. Embora eu já tenha fotografado alguns casos assim, é uma situação mais complexa.



Considerando que eu fotografo em ambiente externo, procuro registrar uma boa expressão facial e corporal, como fazer num caso assim?


Ter ajuda da mãe é fundamental. Eu preciso fazer muitas fotos para conseguir uma boa. Enquanto a mãe segurava Isabela pelas costas, para que não caísse, ficávamos com uma fralda por perto para secar a baba da sua boca. Por causa da paralisia, ela fica com a boca aberta praticamente o tempo todo.


Dei à ela um buquê de margaridas, mas a maneira como a criança segura um objeto terá um impacto direto no resultado. Não estava dando certo, então coloquei duas flores na sua cabeça e o ramalhete ao lado (que ela pegava o tempo todo e jogava no chão ou arrancava as pétalas).


Estou dizendo isso tudo porque pode parecer fácil à primeira vista, quando vemos uma foto pronta.


"Ah, é só colocar a criança sentada e o resto é Photoshop"



Cada detalhe conta. O resultado fica ruim se:


-  Se a criança não está ereta

-  Se o rosto não está iluminado da maneira adequada

-  Se o vestido está torto (observe o defeito na manga em um dos ombros. Isso aconteceu, porque a mãe puxou o vestido por trás para segurá-la)

-  Se a criança olha para o lado, abaixa a cabeça, pisca, se move abruptamente...

-  Se a criança não segura o objeto da maneira correta (experimente dar flores à uma criança e faça o teste).


Isso tudo foi a parte mais difícil. Agora vem a parte fácil, que todos podem fazer em casa à um custo baixíssimo:



Para montar um estúdio na sua casa, você vai precisar de:


- Um pedaço de tecido liso. Eu usei em torno de 4m². Mas o tamanho vai depender de quem está fotografando e se vai mostrar a pessoa de pé ou sentada.

- Iluminação: usei duas luminárias. Uma luminária chinesa suspensa em um tripé para microfone. Essa luminária custou em torno de R$100. Você acha um tutorial de como montar uma AQUI

Como a luz dela é bem suave, usei uma segunda luminária que eu tinha aqui em casa para reforçar. Mas agora acho que só uma já teria dado conta.



Luminária ou lanterna chinesa à esquerda e a segunda luminária à direita. A lâmpada estava envolta em um papel sulfite para suavizar a luz.


Obs 1: o banco que ela primeiro sentou é a cadeira do piano. Depois troquei por um puff escuro. Tudo que vai aparecer na sua imagem deve ser bem pensado se vai combinar com o resultado final. Obs 2: a cor do tecido irá influenciar no resultado também! Se quer uma foto escura, use um tecido escuro, mesmo que você edite depois. Não deixe tudo pro Photoshop fazer. Quanto melhor for preparada sua sessão, melhor será o resultado. E é isso!  Depois dessa, nunca mais poderá dizer que não fotografa por falta de cenário interessante!  Que tal comentar abaixo dizendo o que achou dessa improvisação?

💻 Facebook: Myka Fotografia

🖥 Instagram clique aqui

🖥 Site (ensaios), clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🖥 Lista de Espera (treinamento para fotógrafos), clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🎥 YouTube (fotógrafos): clique aqui

#fineart #ensaiofineart #fotografiaartistica #fotografiarussa #ensaioinfantil #luznatural #cursodefotografia #fotografoparaná #fotografiadefamilia #curitiba #paraná #cursoonline