Como Inovar a Cada Ensaio

Você provavelmente já está enjoado/a de fotografar nos mesmos lugares de sempre e de ter sempre os mesmos resultados...ou será que isso só acontece comigo?


Eu amo produzir arte! Para a minha realização profissional, é importante criar imagens com o melhor acabamento artístico. Sempre.


Mas...


Nem sempre conseguimos.


Arte não é algo que se produz em grande volume. É necessário pensar e planejar os detalhes. Além disso, há muitas variáveis que fazem com que o nosso resultado não seja sempre aquela perfeição:


- o modelo é diferente: biotipos diferentes dão resultados diferentes

- nem todo modelo sabe/quer posar

- nem toda criança vai colaborar

- a luz muda

- o meu "estúdio" está em constante mudança: natureza

- cada fotógrafo tem uma visão diferente


Sabendo disso, tenha em mente que é normal errar. Os melhores fotógrafos só postam seu melhor material. Não pense que por trás das câmeras, todas as fotos saem perfeitas.


Mas então, como é possível criar imagens diferentes sem soar repetitivo?



Novembro de 2018


Fotografei muito nesse cenário em 2018. Eu já estava enjoada. Era sempre o mesmo fundo, a mesma coisa. Fiquei vários meses sem ir lá.


Passei então a buscar por outras locações, que eu tinha certeza que não iria encontrar. Afinal, moro em região onde praticamente só há pasto.


Eu me enganei ABSURDAMENTE. Encontrei cenários pelos quais antes eu só passava pela frente e não dava uma chance à eles. Outro dia falo sobre isso. O que eu quero mostrar aqui, é como o meu estilo mudou com o tempo e o que aprendi fotografando no mesmo cenário tantas vezes.


Tanto a primeira foto quanto a segunda, foram feitas no mesmo local. Até a criança é a mesma, com quase 2 anos de diferença.

O meu estilo mudou muito porque a minha técnica evoluiu


Saiba que você pode fotografar várias vezes no mesmo local e ter resultados diferentes porque:


1) Com o passar do tempo, você também vai ver a sua técnica evoluir e o resultado mudará e ficará melhor

2) Você estará fotografando pessoas diferentes. Cada pessoa tem um rosto, "uma cor", uma personalidade. E isso muda muito de foto em foto

3) As roupas serão diferentes, mesmo que você repita de vez em quando.

4) Você pode fotografar com uma luz variada. Não se apegue à fotografar somente no contraluz. Experimente dias nublados e estações diferentes se você tiver.

5) Explore ângulos, posturas, expressões faciais. Mas claro, se você quiser produzir sempre algo diferente. Lembre-se do ponto 6 a seguir:

6) Para você, o resultado pode parecer repetitivo, mas para o cliente, aquilo é totalmente novo.


Eu vejo fotógrafas renomadas fotografando repetidamente no mesmo cenário, porque isso poupa tempo. Elas já sabem como a luz vai se comportar ali, como será o fundo e como posicionar a pessoa. E ainda sim, a cada trabalho, parece que é o primeiro que estou vendo.


Mas se você faz questão de inovar sempre que possível, terá não apenas que mudar de cenário, como propôr composições muito diferentes a cada sessão e isso demanda tempo e planejamento.

💻 Facebook: Myka Fotografia

🖥 Instagram clique aqui

🖥 Site (ensaios), clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🖥 Lista de Espera (treinamento para fotógrafos), clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🎥 YouTube (fotógrafos): clique aqui

#fineart #ensaiofineart #fotografiaartistica #fotografiarussa #ensaioinfantil #luznatural #cursodefotografia #fotografoparaná #fotografiadefamilia #curitiba #paraná