Como Melhor Reaproveitar Cenários e Vestuários Para Mudar

Você já ficou preocupado/a em fotografar sempre no mesmo local e o resultado parecer sempre igual? Já pensou em oferecer roupas para o cliente mas ficou na dúvida se poderia usar novamente sem soar repetitivo?


Essas dúvidas já passaram pela minha cabeça e vou compartilhar a minha experiência, sobre como você pode fazer reaproveitamento de espaço e de vestuário e inovar continuamente:


1) O mais importante para mim hoje é ter um cenário adequado, mesmo que eu fotografe lá repetidas vezes, pois sempre há a possibilidade de criar composições diferentes. Dito isso, tente encontrar ao menos um cenário que seja muito bom (lembrando que bom não tem a ver com bonito). Se possível encontre dois ou três e vá alternando as sessões entre eles.


2) Há cenários que são muito "ricos", que te permitem variar enormemente de uma sessão à outra. Nesse caso um cenário já pode ser suficiente. Mas pode ser que você tenha apenas um que dê para fazer fotos bonitas porém é um espaço muito limitado. Nesse caso, te aconselho a encontrar outra opção, mesmo que não seja aquele cenário dos sonhos, mas que dê maior variedade.


Talvez você esteja pensando "mas é justamente essa a minha dificuldade! Não encontro um cenário, que dirá dois ou três!"


Preciso te lembrar que há alguns meses descobri um cenário muito bom para fotos artísticas, mas que à primeira vista parecia muito feio! Era um terreno baldio, cheio de mato, protegido por um muro mofado e do lado de fora, uma calçada esburacada. Te parece uma má ideia? Abaixo, alguns resultados que tirei de lá:



Outras imagens você encontra no meu Instagram, mas vamos voltar às dicas.


Embora eu tenha feito duas sessões lá com resultados completamente diferentes, há um momento onde não vejo possibilidade de continuar inovando, porque o cenário é limitado. Por isso, reforço a ideia de você encontrar uns dois ou três locais diferentes para alternar entre seus ensaios. A menos claro, que você tenha um cenário que te permita variar bastante.


3) Lembre-se: as pessoas que irá fotografar são diferentes. Isso por si só já muda teu resultado. Agora imagina que você pode pedir para a pessoa se posicionar diferente, olhar pra outro lado, etc. Eu diria que fazer diferentes direções e variar ângulos é o que mais te permitirá inovar a cada vez.


4) Some à tudo que foi mencionado o fato da roupa ser também diferente. Calma, eu sei que mencionei no título "reaproveitamento de vestuário". Mas se você optou por oferecer roupas para os ensaios, imagino que você não pretende ter apenas uma peça. Então assim como fez com o cenário, alterne também o vestuário.


Abaixo, o mesmo vestido, mas em dois cenários (e modelos) distintos. Lembre-se que se você mudar a cor da roupa é algo a mais para parecer diferente.



Abaixo, o mesmo cenário, duas crianças e duas roupas diferentes. Tudo muda!



Observe que essas dicas estou dando no caso de você querer usar as fotos para portfólio e não quer que teu público ache tudo parecido. Se mantiver as fotos apenas entre você e o cliente, você não deveria se preocupar com repetições, pois para o cliente, será a primeira vez.

💻 Facebook: Myka Fotografia

🖥 Instagram clique aqui

🖥 Ensaios clique aqui⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🖥 Lista de Espera (treinamento para fotógrafos), clique aqui⠀⠀⠀⠀

🖥 Telegram (para fotógrafos) clique aqui

🎥 YouTube (fotógrafos): clique aqui