Ensaio gestante Fine Art: 5 motivos porque toda futura mamãe deveria fazer um!

Atualizado: 19 de Mar de 2019

Você anda procurando um fotógrafo(a) que entenda o seu momento mas gostaria de fazer algo único. Bem vinda ao mundo Fine Art!



Fine Art ou Belas Artes era sinônimo de pintura, escultura, música, poesia. Mais tarde, a fotografia se colocou como arte e se inseriu nessa categoria. Mas como fotos podem ser consideradas obras de arte e como uma gestante pode ser retratada de tal forma?


Esse estilo procura fazer com que fotos que se assemelhem à pinturas pois o senso de estética é mais apurado do que em fotografias comuns. Fotografias fine art buscam ser únicas e surpreender.


Eu acredito honestamente, que um ensaio mais elaborado valoriza muito mais a gestante e o momento vivido por ela. Mas se ainda tem dúvidas, segue as minhas dicas para você descobrir se um ensaio gestante fine art é para você:


1 VOCÊ ADMIRA ARTE

Muitos podem olhar as fotos de um artista premiado e de outro recém iniciado na carreira e não perceber a diferença. Mas se o seu olhar é mais crítico e você fica boquiaberta quando vê uma bela imagem, você é admiradora de belas artes mas talvez não saiba disso ainda!


2 PREFERE QUALIDADE À QUANTIDADE

Para você, é melhor pagar mais para ter algo único e de alta qualidade do que gastar com algo "só para quebrar um galho". Devido ao fato de fotografias fine art serem mais laboriosas, seria inviável para o fotógrafo oferecer uma quantidade muito grande de fotos como fazem com ensaios mais comuns. Nesse caso, o objetivo é oferecer a melhor qualidade possível de imagem trabalhando cada detalhe para que fique perfeito, como dar à pele um efeito boneca e iluminando o olhar. Mais vale poucas fotos incríveis da sua gestação do que um punhado de fotos comuns guardadas na gaveta!


3 VOCÊ GOSTA DE LEVEZA E NATURALIDADE

Quem deve chamar atenção na foto é a gestante e não suas roupas e acessórios. A imagem deve transparecer naturalidade e isso significa roupas pouco chamativas, maquiagem leve e poses descontraídas. Perfeito para quem é mais tímida.


4 NÃO GOSTA DE POSES

Você é tímida, não gosta de sorrir para fotos, nem de ser fotografada. Às vezes, se deixa fotografar para não perder a oportunidade, mas preferiria que não tivesse uma câmera apontando para você. Em ensaios fine art, eu procuro retratar as gestantes de um jeito mais natural. Deixo o ambiente o mais descontraído possível para que a futura mãe se sinta à vontade. Sempre peço para que elas não olhem para a câmera (a menos que queiram) e que façam de conta de que estão curtindo o momento ali sozinhas, com o bebê.

Muitas vezes peço para que fechem os olhos, para dar um ar "zen" às fotos. Olhar para a câmera e sorrir, só se ela pedir.


Gosto mesmo de fingir que sou uma paparazzi que viu uma gestante passeando pelo bosque e fez uma foto sem que ela percebesse.


100% das gestantes que fotografei até agora adoraram as fotos onde elas aparecem de olhos fechados e cara zen!


5 GOSTARIA DE RETRATAR SUA GESTAÇÃO DE JEITO ÚNICO

Você nem sabe se irá fazer um ensaio, pois já procurou vários fotógrafos, olhou o material de trabalho deles e tudo parece igual. Não é a sua "praia" usar roupas esvoaçantes, coroa de flores na cabeça nem posar sentada num balanço. Quer algo diferente que possa expressar em foto o sentimento que está vivendo mas não encontra nada único. Todas as suas amigas gestantes fizeram fotos com o mesmo fotógrafo e o resultado é sempre igual, com poses e sorrisos forçados. Está com peso na consciência de deixar o momento passar e não registrar sua gestação e ainda não se decidiu se fotografa com um profissional ou se vira com o celular.


O ensaio fine art visa quebrar estereótipos: não é necessário fazer mais do mesmo! Não existe nenhuma regra na fotografia que obrigue a pessoa à sorrir para a câmera, à usar coroa de flores na cabeça e à sentar em um balanço.

Se você se identificou com pelo menos 2 dilemas mencionados acima, fazer um ensaio fine art é para você.


Eu estou sempre precisando renovar o meu portfólio. Por isso, se você topar ser minha modelo, eu irei te dar de presente um retrato ao estilo fine art de graça! Para ganhar, basta preencher as informações abaixo:

Você também pode tirar suas dúvidas por Whats App (clique aqui)!


#ensaiogestante #ensaiofineart #fotografiagestante #gravidez #fotógrafodefamília