O manual do fotógrafo iniciante: 4 dicas básicas para começar do zero

Atualizado: 17 de Mar de 2019

Gosta de fotografia e não sabe por onde começar? Como conseguir modelos? Qual modelo modelo de câmera? Como divulgar? Fica tranquilo(a)! É mais fácil do que você imagina!


Quando se está começando, é normal não saber qual rumo tomar na fotografia. Por isso eu digo, fotografe de tudo até você saber o que gosta ou não. E pratique todos os dias se possível!


Câmeras para iniciantes


Não importa a marca, se é dslr, se é mirrorless (aquelas pequenas e levinhas), nem o modelo e sim como você usa o equipamento! Justamente por isso, eu não tenho um modelo específico para recomendar. Desencana, sério mesmo! Procure um equipamento com controle manual na categoria iniciante, são as câmeras "de entrada" ou "semi profissionais". Sim, você deve parar de fotografar no automático e aprender a trabalhar com o ISO, abertura e velocidade. Não se preocupe em comprar o equipamento mais caro. Isso só vai fazer diferença, quando você estiver dominando o modo manual, a composição e a edição, só aí irá sentir necessidade de ter um equipamento profissional. Mas até lá, tem muito chão! Então compre uma câmera simples e vai fundo!


Como conseguir modelos


O primeiro passo é fotografar seus amigos, sobrinhos, colegas de trabalho, cachorro, pai, mãe. Vai sempre ter alguém que vai aceitar ser seu modelo por um dia em troca de ganhar fotos de graça. Outra opção é oferecer fotografia voluntária em eventos de caridade, ONGs, aniversário daquele parente, batizado do filho do teu amigo...

Você também pode divulgar no seu Facebook ou Instagram que precisa criar seu portfólio e quem topar ser seu modelo, irá ganhar x fotos.

Quando comecei, eu fotografava meus colegas de trabalho e depois passei a fotografar cães e gatos para ONGs e também para donos de animais, em troca de portfólio.


Como aprender a compor e editar


É aí que muita gente peca. A maioria se preocupa com edição, achando que o Photoshop ou Lightroom vão fazer milagre na foto. Acontece que se a tua composição está ruim, não adianta se preocupar com edição. A minha dica é, estude composição à fundo e só quando ela estiver bem legal, é que você deveria se preocupar com edição. Há inúmeros sites e canais no YouTube que dão muitas dicas, inclusive aqui no blog, então a regra número um é, domine a composição!



Composição: por onde começar


Como você fotografa irá te poupar MUITO tempo na hora de editar, se você souber fazer uma composição adequada. Para isso, existem muitas regras para te auxiliar. Segue os principais pontos para você ter aquela composição perfeita!


1) LUZ!

Até escrevo em letra maiúscula que é pra chamar tua atenção! Não saber trabalhar com a luz é onde vejo os fotógrafos mais errarem. Domine a iluminação antes de se preocupar com o resto (vai por mim! A tua fotografia vai dar um salto!). Imagino que você não tenha estúdio nem flash (assim como eu), então foque na iluminação natural, como trabalhar em dias nublados, sombras, dias de chuva, pôr-do-sol, contra luz etc.



2) Escolhendo cenários

Não dá para fotografar em qualquer lugar, isso é fato. A não ser que você queira seguir no fotojornalismo ou na fotografia documental. Caso queira uma fotografia mais elaborada como o estilo fine art, é fundamental saber onde você deve fotografar o que você deve evitar de aparecer na sua foto (ex. carros, lixeiras etc). Caso você queira mais dicas, dá uma lida nesse meu post aqui que fala justamente de cenários.

Ensaio pet em ambiente urbano

3) Estude o trabalho de outros fotógrafos

Observe como eles compõem, de onde vem a luz, como é a pose do modelo, pra onde está olhando, como estão as mãos, a posição do rosto, que tipo de roupa está usando, a distância do fundo em relação do modelo, a abertura que está usando etc. Tudo isso irá te ajudar como você poderá compor durante os seus ensaios. Também sugiro que observe o trabalho de fotógrafos cujas fotos você não gosta e anote que coisas você não gosta: a roupa, a luz, o cenário...assim ficará mais fácil para você evitar os mesmos erros.

Nessa publicação, eu falo mais sobre estilo fotográfico.

Convido você para se cadastrar no meu curso gratuito de fotografia fine art. Clique AQUI.


Se você tem ainda muitas dúvidas, fique à vontade para entrar em contato comigo por Whats App. Também sugiro que me acompanhe aqui no blog e nas minhas redes sociais aqui e aqui, pois posto sempre dicas gratuitas de fotografia!


#fotografoiniciante #aprenderfotografia #comocomeçarnafotografia #dicasdefotografia #fotografoamador #fotografoiniciante #composiçãofotográfica